Hepatite A

Publicado em 19 de março de 2018

Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.
A hepatite A pode ser sintomática ou assintomática. Durante o período de incubação, que leva em média de duas a seis semanas, os sintomas não se manifestam, mas a pessoa infectada já é capaz de transmitir o vírus. Apenas uma minoria apresenta os sintomas clássicos da infecção: febre, dores musculares, cansaço, mal-estar, inapetência, náuseas e vômito. Icterícia, fezes amarelo-esbranquiçadas são outros sinais possíveis da enfermidade.

A vacina contra hepatite A é aplicada em 2 doses com intervalo de 6 meses. É indicada para crianças a partir dos 12 meses e para adultos que ainda não foram imunizados.

Mais dicas para prevenção da Hepatite:
*Não coma frutos do mar crus ou mal cozidos;
*Evite o consumo de alimentos e bebidas dos quais não conheça a procedência nem saiba como foram preparados;
*Procure beber só água clorada ou fervida;
*Lave as mãos cuidadosamente antes das refeições e depois de usar o banheiro;
*Verifique se os instrumentos usados para fazer as unhas foram devidamente esterilizados ou leve consigo os que vai usar no salão de beleza.

Telefones: (51) 3574.5990 ou (51) 99931.0482
Av Wenceslau Escobar, 1823 - loja 19 Shopping Paseo - Porto Alegre/RS