Notícias

Meningo B – O que você sabe sobre ela?

Publicado em 29 de agosto de 2017
Os primeiros sinais da meningite costumam ser febre alta, dor no corpo, vômito e rigidez da nuca. Estima-se que o meningococo B represente 20% dos casos de meningite bacteriana. Embora não seja o mais comum – posto ocupado pelo tipo C -, ele é um dos mais perigosos e atinge com mais frequência a garotada menor de 5 anos, em especial aqueles que ainda não completaram o segundo ano de vida.
A disseminação das meningites bacterianas é de pessoa para pessoa, principalmente por meio de gotículas e secreções expelidas pelas vias respiratórias.
A principal forma de se manter longe da meningite B (e dos outros tipos) é por meio da imunização. E o ideal é que ela comece o mais cedo possível. Bebês devem tomar três doses no primeiro ano de vida (aos 3, 5 e 7 meses) e um reforço após o primeiro aniversário (entre 12 e 15 meses). Os pequenos que têm mais de 6 meses recebem duas doses até completarem 1 ano e uma terceira no segundo ano de vida. Para crianças maiores de 12 meses, adolescentes e adultos a indicação são duas doses com intervalos de dois meses entre cada uma. Os adultos podem ter a bactéria na garganta e transmiti-la sem que a doença se manifeste. Por isso, o ideal é que todos os contactantes mais próximos da criança sejam vacinados e que se evite estar com a criança em aglomerações.
Voltar
Telefones: (51) 3574.5990 ou (51) 99931.0482
Av Wenceslau Escobar, 1823 - loja 19 Shopping Paseo - Porto Alegre/RS
© 2016 Todos os direitos reservados a Imunitá - Clínica de Vacinas