Notícias

As gestantes também tem calendário de vacinação!

Publicado em 13 de fevereiro de 2017

A gravidez é um dos momentos mais especiais na vida da mulher e também um período que exige outros cuidados com a saúde. Além dos exames tradicionais de sangue e ultrassom, as futuras mamães não devem esquecer das vacinas. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia indica três vacinas para esta fase.

– Influenza: a gripe durante a gestação ou no puerpério tem chance de se agravar e até chegar a uma pneumonia. A vacina pode ser aplicada em qualquer fase da gestação e até 45 dias do pós-parto.

– Vacina dTpa: a vacina tríplice bacteriana acelular do adulto na gestação protege contra tétano neonatal e coqueluche no recém-nascido através dos anticorpos maternos pela placenta. A vacinação deve ser feita a partir da 20ª semana.

– Hepatite B: são três doses, no esquema 0 – 1 – 6 meses. O risco de infecção crônica é mais elevado, quando a exposição ao vírus ocorre no período perinatal (até a 22 semana). Os recém-nascidos também podem ser infectados pela mãe ao nascer.

Há outras vacinas recomendadas em casos específicos:

– Hepatite A: devem tomar as grávidas que vão viajar para locais em que a estrutura sanitária não é boa. A hepatite A é transmitida por meio de alimentos ou água contaminados, por isso as gestantes que trabalham em creches, na área do saneamento básico ou com alimentos também devem se proteger.

Consulte seu médico e para maiores informações entre em contato com gente através dos telefones (51) 3574.5990 ou (51) 99931.0482.

Voltar
Telefones: (51) 3574.5990 ou (51) 99931.0482
Av Wenceslau Escobar, 1823 - loja 19 Shopping Paseo - Porto Alegre/RS
© 2016 Todos os direitos reservados a Imunitá - Clínica de Vacinas